sábado, 15 de março de 2008

Angela Evans . o sucesso batendo na porta




é o merecido reconhecimento e o devico sucesso batendo às portas desta "pequena notável" que vem desta terra das minas gerais.
seu nome . angela evans .
Angela Evans: esta é muito boa ...
O disco rodou três vezes consecutivas (vai rodar muito ainda...) Nesse correr, voltei nessa ou naquela faixa.
Nossa! Essa moça tem que ganhar o mundo!!
Há tempos uma cantora novata – em disco, porque há quase 20 anos ela se aperfeiçoa na noite e escola melhor não há – me ganhava no ato.
Escrevo sem querer soar presunçoso, porém maravilhado...
Escrevo sobre a mineira Angela Evans e “Um pouco de morro outro tanto cidade sim” .
Lançado em 2006, de forma independente, passou despercebido.
Ressurge revitalizado com duas músicas extras: “Meu vadio coração” e “Valha-me Deus”, letras de Hermínio Bello de Carvalho em canções de, respectivamente, Lucas Porto e Baden Powell.
O álbum, agora no catálogo da gravadora Biscoito Fino, mostra uma cantora de voz firme, mas modulável.
Angela tem um aparato musical diferenciado de algumas colegas de ofício (novatas com ou sem aspas) que acreditam encontrar no samba a melhor forma de se expressar – mal sabem que projetos milimetricamente confeccionados acabam por dar sono...
Angela Evans canta samba, sim. Canta bem.
Porém, “Um pouco de morro outro tanto cidade sim” é, sobretudo, um disco de intérprete. Sofisticado, sim. Compositores consagrados, sim. Bons músicos, sim. De que adiantaria tudo isso se caísse em voz errada ou inadequada? Hein?
Timbre bonito, Angela preenche frases musicais e divide compassos habilmente. Conduz as 13 faixas sem laivos de tecnicismo. Arrisca agudos, saem falsetes; encontra conforto maior nas regiões graves. Molda a voz e o coração, ao que parece, intuitivamente.
Em vez do violão (sempre atrelado aos discos de samba), “Um pouco de morro outro tanto cidade sim” tem como base o piano de Cristóvão Bastos, produtor e arranjador de todo o repertório.
Ele soube revestir as canções de modo que Angela Evans pudesse se sentir à vontade.
O disco foi gravado “de primeira”, ou seja, com todos os músicos tocando juntos com ela. Instrumentistas de peso: João Lyra e Cláudio Jorge (violões); Jurim Moreira e Carlos Bala (bateria); Bororó (baixo acústico); Jorjão Carvalho e Ivan Machado (contrabaixo elétrico); e Ovídio Brito (percussão).
Autores de peso: Wilson das Neves (participação especialíssima no inédito “Ao nosso amor”, dele em parceria com Luiz Carlos Vila), Nei Lopes (que também rasga elogios no encarte), Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Eduardo Gudin, Ivan Lins e, Cristóvão Bastos.
"LINDAS ESTRANHEZAS"- Nada de “sambão” desvairado.
Há sambas de outros jeitos: uns mais cadenciados, outros mais lentos, alguns com breves vibrações jazzísticas, todos bons de se sorver. “E o vento levou” (Wilson das Neves – Cláudio Jorge) é dos mais bonitos.
A voz de Angela dá a cor perfeita a versos vazados pela meloncolia (“És folha que o vento levou/ E eu atrás perseguindo/ Buscando-te em vão”).“Recato” (Elton Medeiros – Salgado Maranhã), não menos belo, é a melhor forma de ouvir os volumes e a maestria da intérprete.
O título do disco foi extraído de “Estrela” (Elton Medeiros- Eduardo Gudin –Roberto Riberti). Como não se deter em “Nada a declarar” (Cristóvão Bastos – Nei Lopes)?
Ah, sim! Deixei para o final. Angela Evans fisgou o coração de Hermínio Bello de Carvalho, que a “ungiu” nas entrelinhas do material de divulgação – confessional, diga-se – onde faz referências subliminares a Elis Regina, Elizeth Cardoso e Zezé Gonzaga.“Com vocês, e com licença de minhas outras amadas intérpretes, Angela Evans. E afirmo: uma excelente e visceral cantora-intérprete, com timbre cheio de lindas estranhezas, portadora de grande personalidade”, escreveu Hermínio que canta em “Valha-me Deus”.“Um pouco de morro outro tanto cidade sim”, Angela Evans.
Um pedido: ouçam.
Outro pedido: que a cantora mineira de Montes Claros pise logo num palco de Curitiba. Sim, porque se depender de Londrina as coisas sempre vão ficar nas boas intenções...
Texto de Antônio Mariano Júnior - Londrina - Pr - publicado no Blog Sintonia Musical


Paulo Braccini

enfim, é o que tem pra hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin