segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

De olhos Bem Vendados!




Imaginem um rapaz correndo de moto numa estrada secundária. O vento bate-lhe no rosto. O rapaz fecha os olhos e abre os braços como nos filmes, sentindo-se vivo e em plena comunhão com o universo. Não vê o caminhão irromper do cruzamento. Morre feliz. A felicidade é, quase sempre, uma irresponsabilidade, somos felizes durante os breves instantes em que fechamos os olhos.

Do livro “O Vendedor de Passados“, de José Eduardo Agualusa 

ps: “O Vendedor de Passados”: Trata-se de uma sátira feroz, mas divertida e bem humorada, à actual sociedade angolana. “O Vendedor de Passados” é também (ou principalmente) uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos.Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes, prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo, memórias felizes, consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres. A vida corre-lhe bem. Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana."

Bratz Elian 
enfim! é o que tem pra hoje ...

18 comentários:

  1. Má gente... como fechar os olhos assim! ;)
    Interessante possibilidade hein... quando era mais novo eu gostava de pensar "se eu não fosse eu"... kkkk

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Latinha, eu, por muitas vezes faço isto antes de dormir, desde criança, mas na vida real sou muito pragmático para me permitir isto ... rs

      Beijão

      Excluir
  2. Deve ser um livro muito bom. Sua resenha atrai e quem dera pudéssemos comprar novos passados.
    A cena descrita me lembra o filme do anjo.....esqueci o nome!!! Rsrs....não esqueço a cabeça porque está unida ao corpo! Kkk

    Beijos Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Margot, é bem interessante sim ... uma obra que retrata um pouco de Angola em um passado recente mas q trás tb uma visão crítica dos sonhos nossos de cada dia ...

      Agora, vc pode dar o braço para o Elian ... quem sabe ele assim não se perde ... no caso dele ele anda perdendo até a cabeça ... OMG!

      Beijão

      Excluir
  3. Hum, será que devo trocar meu passado devasso e impublicável por um respeitável e acima de qualquer suspeita?
    Vou pedir o menu de opções pra esse cara, rsssss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu jamai trocaria o meu de Madalena Não Arrependida por nada neste mundo ... agora, se ele quizer dar uma "bolinada" - ui - no meu CUrrículo, acrescentando um estágio em Sodoma e Gomorra eu até aceiro de bom grado ... kkkk

      Beijão

      Excluir
    2. Estágio em Sodoma&Gomorra? Tô dentro, mas pretendo ser efetivada,kkkkkkkk

      Excluir
    3. Eu pro minha vez vou fazer Doutorado lá ... kkkkk

      #desses

      Beijocas

      Excluir
  4. Meu rei, meu querido Bratz, a cena inial doposta é impactante, descrita de uma maneira Bratz, que já identifico - estilo Bratz -...amo literatura, e devomuito à Mãe Africa (falha minha),com esta tua dica abriu novamente esta minhacuriosidade pela literatura africana. O livro me parece bem instigante, com umenredo intrigante e interessante (criar passados ) como já disse Bratz é cultura, e eu agradeço.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então Jair, esta obra tem esta perspectiva histórica mas o mais interesssante nela são as conotações flosóficas, sociológicas e psicológicas ...

      Beijão

      Excluir
  5. Concordo com o parágrafo, buscamos tanto a felicidade que esquecemos de apenas sentir a simplicidade de efetivamente tê-la ainda que ela nos estapeie na cara. Talvez não por culpa nossa mas quiçá por vivermos esse mundo doido que nos empurra goela abaixo que não somos felizes tão somente para nos entupir de pílulas que nos façam esquecer que a felicidade não precisa ser buscada mas apenas vivida.

    Já quanto a vender passados bem, estou muito satisfeito com o meu, obrigado! Mas extrapolando, faz todo sentido num mundo onde as aparências contam mais do que o conteúdo e um bom pedigree pode abrir portas. Não vou comprar nenhum passado, o oposto, que comprem o meu a peso de ouro pois vale mais do que qualquer outro por aí..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Melo, sua percepção é perfeita da realidade ... a felicidade está aí à nossa frente, basta nos dissociarmos do rebanho e simplesmente vivenciar a vida em todas as suas potencialidades ... vc é um cara q sabe viver nesta dimensão ...

      Qto ao passado não troco o meu por nada ... se alguém quiser comprar vai ter pagar em ouro tb ... rs

      Beijão

      Excluir
  6. Me interessa. Vou procurar na amazon.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá,Boa tarde, Bratz
    ..interessante dica , passados enfeitados e falsos para legitimar o que são e serão...
    ... penso que é impossível chegar bem ao futuro sem passar bem pelo presente e sem abandonar o passado...
    e ,acredito muito nessa brevidade e irresponsabilidade da felicidade, pois, ininterrupta deixaria de fazer sentido e momentos se tornam felizes porque, tempos depois, dizemos o quão foram , o que nem percebemos( no momento)!
    Agradeço pelo carinho,belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. belíssima e sensata sua reflexão meu caro amigo ... a vida segue por estes matizes mesmo ...

      Beijão

      Excluir
  8. Sei que vão dizer que só penso naquiiiiilooo!
    Mas se é assim, imagino os que morre na
    hora do orgasmo!!!
    E ao contrario, imagino quem morre assistindo
    ao horário eleitoral gratuito! Isso sim é uma
    morte infeliz! kkkkkkk

    Bjus querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG! Vc é ótimo Dih ... acho q esta perspectiva de morte deve ser maravilhosa para aqueles aficcionados ... se alguém se presta a ficar em frente a uma TV assistindo isto, ele bem q merece uma morte assim ... rs

      Excluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin