sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Toca Raul!!!



Em 1973, Raul Seixas cantou pela primeira vez que era uma mosca que nem o inseticida DDT poderia exterminar. E 20 anos depois de sua morte, completados nesta sexta-feira (21), o cantor e compositor baiano continua fazendo barulho com seu legado. 

Durante essas duas décadas que marcaram a ausência do "maluco beleza", um grande número de seguidores ainda faz de seu nome um dos ícones do rock nacional e da contracultura brasileira, responsável por mostrar ao público as idéias do ocultista inglês Aleister Crowley e por afinar uma parceria com Paulo Coelho, entre 1972 e 1982, com letras carregadas de temas esotéricos.

Raulzito, como era chamado por sua legião de fãs, lançou uma série de sucessos como "Ouro de Tolo", "Rock das Aranhas", "Gita", "Aluga-se", "Maluco Beleza", "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" e "Sociedade Alternativa". Todo seu legado está perpetuado no famoso bordão gritado pela platéia em shows --seja qual for o gênero musical: "toca Raul!".
Raul Seixas nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 28 de junho de 1945, e realizou uma mistura singular de música regional nordestina, especialmente influenciado por Luiz Gonzaga, com o rock and roll. Sua música "Mosca na Sopa" é um exemplo notável desta mistura. Durante sua carreira, lançou 19 discos de estúdio em vida, e suas músicas foram reunidas em mais de 20 coletâneas.

O cantor sofreu uma parada cardíaca e foi encontrado morto em seu apartamento, em São Paulo, aos 45 anos, no dia 21 de agosto de 1989.




Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

6 comentários:

  1. Ele mesmo se sabia maluco ,e não se sabia tão cheio de Beleza.
    Tinha amigos que moravam na mesma rua que ele,e muitas vezes o vi andar por lá,tão simples,tão louco por viver e tão humano.
    ele um dia escreveu assim:
    "Nunca se vence uma guerra lutando sozinho.
    Voce sabe que a gente
    precisa entrar em contato
    com toda essa força contida e que vive
    guardada.
    O eco de suas palavras não repercutem em nada.
    É sempre mais
    fácil achar que a culpa é do outro,
    evita o aperto de mão de um possivel
    aliado, e
    convence as paredes do quarto, e dorme tranquilo
    Sabendo no
    fundo do peito que não era nada daquilo..."
    (RAUL SEIXAS)

    por isso um maluco BELEZA

    adoro vir aqui

    e te quero muito bem Paulo.
    carinho

    ResponderExcluir
  2. sim Denise ... Maluco cheio de Beleza ... marcante ... sensível . irreverente ... contestador ... mas de uma lucidez inigualável ... sua maneira de ver as coisas foi e é uma referência para minha vida ... aprendi muito com a sua irreverência ... me achei e me centrei no que sou hoje muito pelo q ele foi ... uma marca de minha geração e q marcou e marcará ainda muitas outras que se permitam conhecê-lo um pouco mais ...

    bjux querida

    bom fds

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. enfim ... aprendi pacas com toda a sua irreverência e sua maneira de ver as coisas e o mundo ... na fase Rogeriana ele foi fundamental ... participou de várias seções ... ele e sua música ... daí tive a certeza de q eu era e sou uma eterna metamorfose ambulante ... sem nenhuma metáfora ...

    bjux DD

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. fã que sou, não podia ter deixado passar em branco, passa lá no Aoremetente para ver o post "O trem das sete"

    Em uma pequena homenagem... a uma das figuras mais extrovertidas do cenário nacional! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Pois então Messias ... Rauzito era tudo mesmo ... passando lá para conferir ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin