sábado, 20 de dezembro de 2008

The Wall . post extra



Em entrevista à Joyce Pascowitch, André Allmada (um dos sócios da boate paulistana The Week), disse, em resposta à pergunta de que se seria a favor de beijos entre gays em praças públicas, em frente à igreja, que não, não era. Ele diz, "Isso não leva a nada. Os gays não têm de se impor por esse tipo de manifestação. A forma de se impor e a maneira de os gays conquistarem o respeito que merecem é fazendo o bem, coisas que engrandeçam. Os gays estão em todas as áreas e em todos os lugares... Você tem de conquistar o respeito por esses meios. Pelo que é, pelo que representa na sociedade."

E assim disse José Saramago de tolerância. Tolerância para com o imigrante, o muçulmano, o homossexual. "Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro."

André se diz homossexual e é famoso, alguém que "chegou lá". Mas infelizmente, quando declara algo assim, pouco contribui para mudar uma realidade que, com certeza, teve e tem de lutar contra. A realidade de que nós, homossexuais, somos civis inferiores aos heterossexuais. Quando nos colocamos nessa posição de aceitação do fato, de "se ficarmos quietinhos e mostrarmos que a gente sabe o nosso lugar, vão nos deixar viver em paz", mascaramos ainda mais a intolerância que nos cerca.

Que mal há em beijos?! Perde o respeito aquele que quer apenas demonstrar amor? Que problema há em dois homens, ou mil, se beijando em frente à igrejas? Seria melhor que continuassem a beijar escondidos nas sacristias? Ou em guetos decorados como boates? Dependendo do lugar, mostrar carinho não engrandece?

A idéia equivocada de que se gays mostrarem que ganham bem, que podem gastar, assim devem ser respeitados, aceitos e tolerados porque "representam" um tipo de consumidor é tão imperfeitamente omissa quanto as leis do neoliberalismo. Vivemos hoje uma crise internacional que veio provar que o mercado, por si só, não cria nada de benéfico para a sociedade.


post original no blog baeagay . http://www.beagay.blogspot.com/


Compartilho este post estra com os amigos deste espaço, pela relevância do tema, bem como, pela brilhante colocação do amigo autor.




Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin