quarta-feira, 11 de junho de 2008

Querrele


Jean Genet
Escritor frances
19 - 12 - 1910, Paris
15 - 04 - 1986, Paris
Filho de uma prostituta, de pai desconhecido, foi adotado por um casal de Morvam, na Borgonha. Naquele tempo era comum enviar às regiões rurais as crianças abandonadas da capital. Após abandonar a família adotiva, Genet passou a juventude em reformatórios e prisões onde afirmou sua homossexualidade. Enquanto compunha romances ou peças consagradas, criou uma mitologia pessoal marcada por escândalos, roubos e rixas. Colecionou uma sucessão de amantes, que o acompanharam pelo baixo mundo parisiense e conquistou a nata da intelectualidade européia. Seus primeiros trabalhos, Nossa Senhora das Flores e O milagre da Rosa, chamaram a atenção de Jean Cocteau, mas foi através da influência de Jean Paul Sartre que ficou famoso. Foi também amigo de outras importantes personalidades de seu tempo: o filósofos Jacques Derrida e Miche Foucaut, os escritores Juan Goytisolo e Alberto Moravia, os compositores Igor Stravinsky e Pierre Boulez, o diretor de teatro Roger Blin, os pintores Leonor Fini e Christian Bérad, os líderes políticos Georges Pompidou e Francois Mitterand. Depois do suicídio de um de seus amantes e do amigo e tradutor Bernard Frechtman, ele próprio tentou matar-se. Genet atravessou a década de 60 colhendo frutos de sucesso de seus romances, peças e roteiros. Mas, a partir dos anos 70, engajou-se na defesa de trabalhadores imigrantes na França, assumiu a causa dos Palestinhos e envolveu-se com líderes de movimentos norte-americanos como Panteras Negras e Beatnicks. Publicou suas memórias no livro "Diário de um ladrão", onde narra suas aventuras e andanças pela Europa, suas paixões e seus sentimentos.
Jean Genet, escritor maldito, provocou as mais diversas reações sobre sua personlidade e obra. Condenado, por crime de morte, à prisão perpétua, obteve o perdão em 1948 graças aos esforços de Jean Cocteau e Jean-Paul Sartre, rendidos a seu talento literário. Em 1983 foi-lhe concedido o mais importante prêmio literário francês, o Grande Prêmio Nacional. Em seus romances e peças de teatro, cujos protagonistas são quase sempre delinquentes e marginhais, Genet abala a consciência social e a fragilidade do sistema de valores da sociedade burguesa. Dentre suas obras destacam-se Nossa Senhora das Flores (1944), Querele - Amar e Matar (1947), que foi levado ao cinema em 1982 por Rainer Werner Fassbinder com o título Querelle (postagens em arquivos de vídeo e uma montagem em próximo post), Diário de um Ladrão (1949) e, as peças de teatro, Haute Surveillance (1949, O Balcão (1956), Os Negros (1958) e Les Paravents (1961).

Querelle
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Brad Davis, Jeanne Moreau, Franco Nero, Laurent Malet

Baseado na obra de Jean Genet, Fassbinder dirige um dos clássicos da história do cinema.
Não assistiu? Vale a pena conferir.
Disponível nas melhores locadoras.


Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

Um comentário:

  1. uma historia de vida muito interessante, um bom exemplo para todos, muitas vezes quem tem mais dificuldades é quem aproveita todas as oportunidades da vida

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin